Marques de Souza – O Poder Executivo foi autorizado pela câmara de vereadores a abrir crédito suplementar à Secretaria de Saúde, Trabalho e Habitação do município. O enxerto de R$ 60 mil foi justificado para a compra de medicamentos básicos para a farmácia municipal.
Conforme o vice-prefeito e secretário da saúde Lucas Stoll, o valor repassado pelo Governo Federal até o presente momento está aquém da necessidade de compra do município, forçando o Executivo a liberar mais verba ao setor. “Este ajuste foi necessário para garantir medicamentos básicos aos munícipes nos próximos quatro meses”, explica.
O crédito suplementar aprovado na última sessão, 31, será remanejado dos valores das dotações da Manutenção do Fundo Municipal da Saúde. Os medicamentos a serem adquiridos serão os de distribuição gratuita, inerentes ao programa de Estratégia da Saúde da Família.
De acordo com Stoll, habitualmente o município realiza aquisições na Farmácia Básica através de um consórcio intermunicipal. “Os municípios associados ao CONSISA se unem para tornar mais acessível a compra de medicamentos e serviços de qualidade por um preço reduzido. Usaremos a verba dessa maneira, aproveitando ao máximo o valor”, finaliza.
Texto e foto: Victória Lieberknecht/ Conte Comunicação