Vereador pede inclusão de agricultores no grupo prioritário de vacinação

O pedido é de que a moção seja encaminhada ao Ministério da Saúde

Marques de Souza - O vereador Rudi Heid encaminhou na última sessão da câmara, 26, uma Moção de Apoio aos municípios do Vale do Taquari, cuja intenção é de incluir os agricultores no grupo prioritário de vacinação contra a gripe. Se houver adesão, a moção deve ser encaminhada como sugestão ao Ministério da Saúde.

Conforme Heid, os agricultores são os responsáveis pela produção de alimentos do país, sendo diariamente expostos a diversas intempéries. “Pegamos chuva, vento e frio no nosso trabalho e acredito que precisamos de mais proteção à nossa saúde”, explica.

LEIA A NOTA OFICIAL:

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil. Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, fazem parte do grupo prioritário as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Neste ano também foram incluídos para a vacinação os professores das escolas públicas e privadas. Considerando que os responsáveis pela produção de alimentos do país são os agricultores, os quais diariamente estão expostos às intempéries, requer à Mesa Diretora o envio de ofício ao Ministério da Saúde para solicitar a inclusão dessa classe no grupo prioritário da vacinação da gripe a partir do próximo ano. Igualmente requer que, após os trâmites legais, esta matéria seja encaminhada para as Câmaras de Vereadores do Vale do Taquari em forma de Moção de Apoio e que estas encaminhem expediente de semelhante teor ao Ministério da Saúde.

Texto: Victória Lieberknecht/ Conte Comunicação